Diretor da SM Tratores fala sobre expansão da concessionária!
A SM Tratores carrega em sua trajetória a visão de ser uma marca referência em sua área de atuação. Desde sua fundação, já se somam 24 anos prezando pela satisfação e experiência de seus clientes. Alto padrão profissional, padrões da ética, honestidade e responsabilidade social nortearam os princípios da empresa. Acompanhe abaixo uma entrevista com o diretor da SM Tratores Sérgio Souza sobre o atual processo de expansão da concessionária.
Em um mercado que está em constante transformação, como a SM Tratores é vista hoje?
Nós vivemos em um mundo extremamente dinâmico e desafiador, e em nosso mercado não é diferente, ele nos desafia todos os dias. A SM enxerga todo este cenário de mudanças com bastante otimismo, entendemos que todas elas trazem muitas oportunidades e precisamos estar atentos para aproveitá-las. Nós nos desafiamos muito para sermos inovadores no atendimento ao nosso cliente. Como diretor da SM Tratores acredito que hoje o cliente nos vê como uma empresa consolidada. E também de muita confiança para fazer parte do ecossistema do seu negócio.
Assim como nós, nossos clientes também estão sendo desafiados a passar por este processo de evolução. Porque eles estavam acostumados a comprar e vender de uma forma. E hoje, com toda essa disrupção que há no mundo, seus hábitos e necessidades mudaram. Então eu vejo que o cliente precisa de um parceiro que entregue para ele essa segurança. O produtor rural precisa dedicar cada vez mais tempo e energia na gestão do seu negócio. E dentro dessa realidade, uma parceria que atenda com esses requisitos é fundamental!
A empresa vem se posicionando em projetos de comunicação e posicionamento digital?
Nos posicionamos de uma maneira muito forte na comunicação, seja ela offline ou digital, estamos dedicando cada vez mais energia, tempo e recursos nessas áreas. Como diretor da SM Tratores entendo que cada vez mais o papel de todas as empresas mudou. Todas irão precisar além de vender produtos e serviços, terem um papel de informar e educar seu público interno e externo. Temos investido bastante criando canais de comunicação para atender o nosso nicho, como por exemplo o SM Cast, que é o primeiro podcast de uma concessionária de máquinas agrícolas do Brasil disponível no YouTube e Spotify.
Nós temos outras ações também, como por exemplo a websérie “Meu Coração Massey”, que busca contar a história de alguns produtores rurais pioneiros em nossa região. E assim como outras estratégias de presença digital que nós temos em diversas plataformas. Isso é algo de muita importância dentro da nossa estratégia de mercado e que estamos investindo a cada dia mais.
No modelo de negócio da SM Tratores, quais são as temáticas que frequentemente estão nas pautas para com os colaboradores?
Este tema para nós é de grande relevância. Sendo diretor da SM Tratores falo muito internamente que se queremos ser os melhores, precisamos ter os melhores profissionais em nossa equipe. Não adianta termos a melhor infraestrutura, se não tivermos pessoas engajadas, comprometidas com o resultado, com o cliente, o produto e a nossa marca. Entendemos que precisamos ter um ambiente que seja harmônico, colaborativo e atrativo para estes profissionais. E isso passa por um plano de carreira para cada área, e também por promover alguns benefícios para os colaboradores. Também temos que entregar desafios a eles para motivá-los, mantê-los engajados e comprometidos a um alto nível de trabalho.
Nosso departamento de RH tem objetivos desafiadores para promover o desenvolvimento técnico, pessoal e de gestão emocional de nossos colaboradores. Entendemos que com isso vamos conseguir colher melhores resultados em nosso time. Por exemplo, neste ano lançamos a nossa plataforma de capacitação, através do NIDUU. Esta é uma ferramenta que nos permite promover uma série de treinamentos com todos os setores da empresa. Para 2023, nosso objetivo é ampliar esse processo e criar treinamentos exclusivos desenvolvidos pela própria SM Tratores. Estamos investindo também em espaços dedicados para essa capacitação de nossos colaboradores. Todas as nossas unidades terão salas de treinamento e estruturas adequadas para desenvolvê-los.
Para você como diretor da SM Tratores quais são os pilares que sustentam o compromisso da empresa em relação ao relacionamento com o cliente?
Nós difundimos muito entre a nossa equipe que não vendemos apenas máquinas, peças ou serviços, mas sim, relacionamento. Este é o nosso principal pilar, prezamos muito pelo relacionamento e parceria de longo prazo com nossos clientes. Trazemos para toda a equipe a preocupação com a jornada de compra do cliente e o atendimento do pós-venda. Tudo isso para garantir a melhor performance do equipamento no campo.
Nosso propósito é sermos referência em atendimento. Termos um diferencial não apenas vendendo e consertando máquinas, mas entregando a melhor qualidade e os melhores resultados para os nossos clientes.
A empresa promove investimentos estratégicos para oferecer serviços personalizados para o produtor rural? Quais são?
É uma parte muito importante da nossa estratégia os investimentos que estamos realizando em serviços personalizados para atender o nosso público. Hoje a SM Tratores passa por uma reestruturação muito ampla e que nos atinge em todos os níveis. Pensamos continuamente em atender o nosso cliente de maneira mais assertiva e adequada às suas necessidades. Então entendemos que um grande diferencial que estamos buscando é sermos cada vez mais reconhecidos por nosso pós-venda. Sabemos que atualmente existem boas empresas e marcas no mercado que também oferecem muita tecnologia. Nossa estratégia de perenidade e longevidade é um diferencial que passa muito pelo atendimento em vendas e principalmente no pós-venda.
Podemos destacar também o SM Service, um departamento completamente novo que criamos com o propósito de melhorar a experiência do nosso cliente. Por meio dele podemos realizar diversos atendimentos remotos. Hoje algumas de nossas máquinas já nos permitem acessar diversas configurações, como códigos de erro e ajustes de forma remota. No SM Service temos um núcleo dedicado a esse atendimento remoto com técnicos especializados. Os clientes podem contatá-los por whatsapp ou ligação. A partir disso nós conseguimos, dependendo do nível de tecnologia da máquina, acessá-la remotamente e realizar alguma intervenção, calibração ou configuração além de tirar dúvidas. Com isso nós conseguimos minimizar muito essa necessidade de ir ao campo. Isso reduz o custo para o cliente e para nós também. Além de permitir que o cliente tenha mais tempo da máquina disponível, trazendo maior segurança para o operador.
Como a empresa tem preparado sua estrutura física e de equipe?
Com a intenção de proporcionar uma experiência diferenciada para os nossos clientes. Nosso pós-venda visa entregar para o mercado um novo conceito de atendimento e performance do nosso time de serviços. Neste ano já investimos mais de 1 milhão e meio de reais somente em ferramentas para que os nossos técnicos possam entregar maior qualidade no atendimento.
Estamos investindo em muitas horas de treinamento para a nossa equipe e com um alto volume de contratação de novos profissionais. Possuímos por exemplo um programa de desenvolvimento de novos técnicos, chamado de “Técnico do Futuro”. Diversos jovens com ensino técnico ou superior em áreas relacionadas ao agronegócio são selecionados e inseridos em nossa equipe. Ambos são levados a uma experiência inicial de 90 dias nas fazendas do Grupo Santa Matilde. Onde passam por diversos treinamentos intensivos em todo o portfólio de produtos da Massey Ferguson além de vivenciarem na prática o dia-a-dia de operações da fazenda. Ao final desta primeira experiência é realizada uma avaliação e selecionamos alguns candidatos que irão atuar em nossas diversas unidades. Posteriormente, durante um período de 24 meses eles recebem novos treinamentos até se tornarem técnicos especialistas de produto.
Outro ponto muito importante é a gestão de nosso time. Investimos em tecnologia e desenvolvimento das pessoas que estão à frente das nossas equipes de serviços. Hoje possuímos um sistema de gestão totalmente automatizado. Através dele o técnico gerencia todo o atendimento por meio de um tablet, isso melhora a informação entregue para o cliente.
Com três unidades que atendem cerca de 31 cidades, quais são os próximos passos para expansão da SM Tratores?
Estamos hoje atendendo a nossa região com quatro unidades, Unaí, Formosa, Cristalina e uma nova filial em Brasília que está próxima de ser inaugurada. Faz parte do nosso planejamento continuar aumentando a nossa participação de mercado. Existem outros municípios onde estamos trabalhando junto à fábrica, com os investidores da empresa e os sócios proprietários. Estudando a viabilidade para abrir novas filiais nessas cidades. Mas em primeiro lugar vamos entregar uma nova estrutura física de atendimento nas unidades de Unaí, Cristalina e Brasília. Nosso próximo passo será em Formosa.
O novo projeto para a filial de Formosa foi parte do investimento deste ano por parte dos proprietários. Com a aquisição de um imóvel próprio, onde em 2023 vamos construir uma nova sede da SM Tratores na cidade. Será uma unidade com os novos padrões de pós-venda que a SM quer entregar para os clientes. Seguindo também 100% do padrão de comunicação e qualidade da Massey Ferguson. Então o cliente da região terá uma loja que vai atender suas necessidades e expectativas.